Trabalho Interdisciplinar

 

O trabalho Interdisciplinar

O resultado do trabalho Interdisciplinar nas várias áreas do conhecimento segundo (Gardner, 2009), é muito mais do que a soma das partes, é sim a exaltação do todo.

 poplet.pdf (100,8 kB)

Referências:

Gardner, H. (2009). An Education Grounded in Biology: Interdisciplinary and Ethical Considerations. Journal Compillation. International Mind, Brain, and Education Society and blackwell Publishing. inc. Volume 3, Nº 2

Contributos para a Interdisciplinaridade no Ensino da Física e da matemática

Uma dissertação submetida à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Física para o Ensino

Objetivos:

1 Contributo para o processo ensino aprendizagem.

2 Melhorar o ensino das disciplinas.

3 Rentabilizar os espaços físicos e os recursos didáticos

4 Rentabilizar o tempo letivo nas duas disciplinas 

5 Otimizar a aprendizagem dos alunos.

6 Fomentar o trabalho experimental como pólo de debate na educação das ciências.

Metodologia do projeto:

1 Análise dos programas de Matemática e Física.

2 Análise das ferramentas sob o ponto de vista das duas disciplinas.

3 Proposta de actividades experimentais Interdisciplinares de Física e Matemática. (Conceitos físicos associados a determinados modelos matemáticos).

 

 Interdisciplinaridade vista como um processo complexo de construção do conhecimento: uma análise do Programa de Pós-Graduação EGC/UFSC

Interdisciplinarity seen as a complex process of Knowledge production: an analysis of the EGC/UFSC graduate program

A interdisciplinaridade pretende resolver problemas da dispersão do conhecimento e divisão do trabalho intelectual, opõe-se ao positivismo vigente. A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pela grande integração real das disciplinas, no interior de um projeto específico de pesquisa.

Só na Interdisciplinaridade existe integração conceitual, teórica e metodológica. O espaço interdisciplinar como verdadeiro horizonte epistemológico, não pode ser outro senão o campo unitário do conhecimento, desconstruir zonas de conforto, diálogo na reconstrução dos diferentes caminhos possibilitados pelas disciplinas que o compõem.

As teorias positivistas não dão conta e não explicam as mutações dos sistemas complexos. O paradigma positivista impossibilita o estudo das ciências atuais e compartimentam o conhecimento. A construção de um programa interdisciplinar é entender os conceitos de desconstruir para depois reconstruir.

 

 

 

 
No processo ensino/aprendizagem, os condicionantes sinalizados como potencias entraves da realização da prática interdisciplinar podem ser superados com o uso das novas tecnologias, se estas forem sustentadas por um projecto pedagógico, onde são salvaguardados os princípios da aprendizagem colaborativa. As práticas colaborativas através das TIC auxiliam a qualidade no ensino, desde que se verifique uma aplicação coerente com a ética pedagógica.
Torna-se emergente a criação de um modelo que propicie o acesso ao conhecimento e a sua divulgação, gerando saber produtivo.
Segundo Quadros e Martins (2005), é fundamental compreender os princípios filosóficos e epistemológicos que sustentam um projecto pedagógico, elaborar um desenho curricular em que a sua estrutura e dinâmica reflictam e fundamentem esses princípios.
A realização de uma base tecnológica deverá contemplar:
- Um modelo simplificado da prática interdisciplinar
- Uma simulação metafórica dos referencias espaço/tempo
- Uma articulação permanente que promova o diálogo entre as disciplinas.
Referências:
Quadros, T. & Martins, J. (2005). A Prática Interdisciplinar em Programas de Educação à Distância num cenário de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Universidade Salvador(UNIFACS)
 

 

 ICT - Supported 
Interdisciplinarity of Subjects 
 
No que diz respeito ao novo paradigma em que se insere o processo de tratamento e divulgação da informação, emerge a necessidade do funcionamento colaborativo de equipa. É através da Interdisciplinaridade dos conteúdos que os alunos poderão transformar informação em conhecimento efectivo.
O novo conceito ICT – Supported Interdisciplinarity of subjects, promove um novo ambiente de aprendizagem, onde este passa a ser o centro do processo de ensino. Este conceito defende a sustentabilidade do conhecimento no trabalho científico, na sua qualidade e na flexibilidade de conhecimento. Prova-se através deste estudo, que este suporte fomenta o envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem. A metodologia deverá ser enriquecida, combinando as novas tecnologias com os recursos tradicionais.
Referências:
Rabe, V. (2008). ICT – Supported Interdisciplinarity of Subjects. Hradec Kralove, Czech Republic

 

 
Preparar os jovens para as principais matérias dos nossos tempos, significa orientá-los para a produção da qualidade do trabalho interdisciplinar. Os jovens necessitam de desenvolver modos de pensar, que resultam das aprendizagens que fazem nas diferentes disciplinas, mas também da integração de forma efectiva, dessas aprendizagens. A interdisciplinaridade é uma referência para a produção do conhecimento contemporâneo e para a vida profissional.
Este estudo apresenta uma proposta para uma Framework com características inovadoras naquilo que pretende ser a integração disciplinar. Apresenta uma linguagem comum, facilitadora no acesso às diferentes disciplinas e campos específicos para acompanhar a qualidade do trabalho interdisciplinar realizado pelos estudantes. Esta Framework tem como objectivo criar um nível de qualidade desejável no trabalho desenvolvido, através da integração de conteúdos.
Relativamente à questão da Interdisciplinaridade, este estudo assume que, o sucesso da integração pode ser medido, pelo estado em que se consegue alcançar o objectivo. Enfatiza a importância da argumentação empírica assim como da criação de uma tipologia de um modelo mais generalista. Questões essenciais são levantadas presente estudo, para conseguir o sucesso do trabalho interdisciplinar:
- Que quantidade necessária se deve integrar para alcançar o objectivo?
- Qual o propósito cognitivo e prático do trabalho?
- Esta integração avança num campo disciplinar e reflecte caminhos?
É necessário e crucial criar uma cultura de qualidade interdisciplinar nas nossas instituições educacionais.
Referências:
Mansilla, V. & Duraising, E. (2007). Targeted Assessment of Students’ Interdisciplinary Work: An Empirically Grounded Framework Proposed. The Journal of Higher Education, Vol.78,Nº2
https://files.pbworks.com/download/zCmEV0UYnf/qualityrubrics/12003992/Empirically%20Grounded%20Rubric.pdf

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