Trabalho Interdisciplinar
O trabalho Interdisciplinar
O resultado do trabalho Interdisciplinar nas várias áreas do conhecimento segundo (Gardner, 2009), é muito mais do que a soma das partes, é sim a exaltação do todo.
Referências:
Gardner, H. (2009). An Education Grounded in Biology: Interdisciplinary and Ethical Considerations. Journal Compillation. International Mind, Brain, and Education Society and blackwell Publishing. inc. Volume 3, Nº 2
Contributos para a Interdisciplinaridade no Ensino da Física e da matemática
Objetivos:
1 Contributo para o processo ensino aprendizagem.
2 Melhorar o ensino das disciplinas.
3 Rentabilizar os espaços físicos e os recursos didáticos
4 Rentabilizar o tempo letivo nas duas disciplinas
5 Otimizar a aprendizagem dos alunos.
6 Fomentar o trabalho experimental como pólo de debate na educação das ciências.
Metodologia do projeto:
1 Análise dos programas de Matemática e Física.
2 Análise das ferramentas sob o ponto de vista das duas disciplinas.
3 Proposta de actividades experimentais Interdisciplinares de Física e Matemática. (Conceitos físicos associados a determinados modelos matemáticos).
A interdisciplinaridade pretende resolver problemas da dispersão do conhecimento e divisão do trabalho intelectual, opõe-se ao positivismo vigente. A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pela grande integração real das disciplinas, no interior de um projeto específico de pesquisa.
Só na Interdisciplinaridade existe integração conceitual, teórica e metodológica. O espaço interdisciplinar como verdadeiro horizonte epistemológico, não pode ser outro senão o campo unitário do conhecimento, desconstruir zonas de conforto, diálogo na reconstrução dos diferentes caminhos possibilitados pelas disciplinas que o compõem.
As teorias positivistas não dão conta e não explicam as mutações dos sistemas complexos. O paradigma positivista impossibilita o estudo das ciências atuais e compartimentam o conhecimento. A construção de um programa interdisciplinar é entender os conceitos de desconstruir para depois reconstruir.