Programa Interdisciplinar

Target Assessment of students

 
Preparar os jovens para as principais matérias dos nossos tempos, significa orientá-los para a produção da qualidade do trabalho interdisciplinar. Os jovens necessitam de desenvolver modos de pensar, que resultam das aprendizagens que fazem nas diferentes disciplinas, mas também da integração de forma efectiva, dessas aprendizagens. A interdisciplinaridade é uma referência para a produção do conhecimento contemporâneo e para a vida profissional.
Este estudo apresenta uma proposta para uma Framework com características inovadoras naquilo que pretende ser a integração disciplinar. Apresenta uma linguagem comum, facilitadora no acesso às diferentes disciplinas e campos específicos para acompanhar a qualidade do trabalho interdisciplinar realizado pelos estudantes. Esta Framework tem como objectivo criar um nível de qualidade desejável no trabalho desenvolvido, através da integração de conteúdos.
Relativamente à questão da Interdisciplinaridade, este estudo assume que, o sucesso da integração pode ser medido, pelo estado em que se consegue alcançar o objectivo. Enfatiza a importância da argumentação empírica assim como da criação de uma tipologia de um modelo mais generalista. Questões essenciais são levantadas presente estudo, para conseguir o sucesso do trabalho interdisciplinar:
- Que quantidade necessária se deve integrar para alcançar o objectivo?
- Qual o propósito cognitivo e prático do trabalho?
- Esta integração avança num campo disciplinar e reflecte caminhos?
É necessário e crucial criar uma cultura de qualidade interdisciplinar nas nossas instituições educacionais.
Referências:
Mansilla, V. & Duraising, E. (2007). Targeted Assessment of Students’ Interdisciplinary Work: An Empirically Grounded Framework Proposed. The Journal of Higher Education, Vol.78,Nº2
https://files.pbworks.com/download/zCmEV0UYnf/qualityrubrics/12003992/Empirically%20Grounded%20Rubric.pdf

 

Interdisciplinaridade vista como um processo complexo de construção do conhecimento: uma análise do Programa de Pós-Graduação EGC/UFSC

Interdisciplinarity seen as a complex process of Knowledge production: an analysis of the EGC/UFSC graduate program

 

Construção de um programa interdisciplinar:

1 – Domínio do objecto e do campo de estudos de uma disciplina.

2 – Intenção genérica da abordagem teórica, das outras ciências envolvidas no programa.

3 – Construir um paradigma vocabular que abraça conceitos-chave a serem descodificados por todos.

Áreas de realização da interdisciplinaridade:

1 - Produção de conhecimentos novos

2 - Sistematização de conhecimentos já produzidos das actividades de ensino.

3 – Na actuação profissional.

4 – Na elaboração de projetos de pesquisa.

5 – Nos programas de ensino.

Onde atua a Interdisciplinaridade:

1 – Procedimentos metodológicos

2- Estilos de gestão

3 – Didática da sala de aula

4 – Outros

O carácter interdisciplinar dos problemas reais requer a convergência de várias disciplinas. Quanto mais complexo o problema, mais improvável que uma disciplina apenas, tenha condições para o resolver e mais provável que se constitua uma disciplina com a convergência de várias disciplinas. A interdisciplinaridade íntegra-se no dia-a-dia das pesquisas, pessoas, métodos e processos de educação.

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