Investigação Interdisciplinar

 

Investigação Interdisciplinar

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Referências: 

National academy of Sciences. Facilitating Interdisciplinay Research

Interdisciplinarity: A Critical Assessment

O Esforço para a promoção interdisciplinar nos E.U. evidência-se através:

- Da Pesquisa e teorias.

- Das perspetivas históricas do sistema interdisciplinar.

- Da formação interdisciplinar.

- Das aplicações em campos profissionais

- Da fragmentação institucional

Existem mais de 10 000 centros de pesquisa nos EU que providenciam oportunidades para os que se interessam em construir pontes entre os campos do conhecimento. As áreas disciplinares dominantes também deixaram de ser dominantes e a noção que a interdisciplinaridade vai substancialmente proporcionar avanço no conhecimento integrado que começa a tomar lugar. Programa-se fazer uma revisão das práticas de interdisciplinaridade nos centros de pesquisa das universidades. É um conceito em desenvolvimento mas que se apresenta difundido através de muitas fontes.

Por exemplo, em que contexto é que a centralidade Interdisciplinar será mais eficaz?

Em que circunstâncias é que a interdisciplinaridade é bem sucedida?

Que tipos de interdisciplinaridade são mais dinâmicos.

 

 

Interdisciplinary strategies in U.S. research Universities

Na pesquisa de modelos interdisciplinares, este artigo examina as estratégias interdisciplinares nas universidades dos E.U.. Esforços deliberados são feitos na pesquisa colaborativa através dos departamentos disciplinares tradicionais incluindo a adaptação da própria estrutura política e prática da universidade, identificando  e analisando o uso de vários graus de incentivo para iniciar novas unidades disciplinares. Incentivar subvenções, edificar estruturas e novos modelos que facultem recrutamento e avaliação. Criação de condições organizacionais que são esperadas para contribuir para as práticas da pesquisa interdisciplinar.

 

 
A interdisciplinaridade é o elemento impulsionador no caminho do progresso e inovação da ciência. As questões internas relacionadas com a base da estrutura interdisciplinar, que se prendem por exemplo com as equipas e liderança, exigem alguns requisitos fundamentais como: flexibilidade, paciência, apetência para aprender e saber adaptar o interesse individual ao objectivo comum. As metas da interdisciplinaridade prendem-se com determinadas questões:
- Que informação procurar.
- Participação efectiva no trabalho colaborativo.
- Um trabalho exaustivo de conhecimento dos conceitos fundamentais.
- Pertinência na informação e na análise de metas, relacionadas com o problema.
- Estabelecer a adaptabilidade e a pertinência dos materiais.
O estudo de caso na Universidade Constantin Brancoveanu prova que, a interdisciplinaridade pode funcionar, quando os intervenientes direccionam os seus objectivos pessoais para os objectivos gerais do projecto. Defende-se também neste projecto, a existência de um líder que possua as ferramentas necessárias a saber transformar a informação colectiva em conhecimento efectivo direccionado para o objectivo do projecto.
Referências:
Ene, S. & Sebarnica, C. (2009). Interdisciplinary Research in Action. The case of the University “Constantin Brancoveanu” of Pitesti. European Journal Interdisciplinary Studies
https://ejist.ro/EJIS-1-25-32.pdf

 

Segundo Downes (2007), a sustentabilidade das Open Educational Resources (OErs) assenta em três vertentes: Fundos, Técnica e Conteúdo. O Open Sharing é um conceito que implica que o conhecimento esteja disponível sem fins comerciais. Alguns recursos como artigos académicos, publicados por Universidades, são considerados Open Resources embora não sendo comerciais. Como Características principais, os OER, terão de ser: Acessíveis, Apropriados, Acreditados e Não Dispendiosos. Embora um recurso seja gratuito para o consumidor, ele tem custos inerentes (staff, contrato para programação, viajens e despesas de escritório e serviços), portanto é necessário para quem produz, manter a sustentabilidade do recurso.
O autor do artigo refere um modelo que no meu entender se adaptaria ao trabalho que pretendo efectuar. Trata-se do Co – producer model, onde os consumidores dos recursos têm um papel importante na sua produção, pode envolver partnerships ou envolver a contribuição de voluntários. Este tipo de modelo exige menos fundos.
Como conclusão o autor refere que a descentralização poderá ser a solução para aumentar a sustentabilidade de um modelo OER, ou seja, se cada pessoa produzir o seu próprio OER de acordo com as necessidades de cada um ou de uma comunidade, a sua sustentabilidade será mais eficaz.
Através deste artigo, elaborei um quadro com as principais características de um modelo interdisciplinar a desenvolver, numa comunidade educativa:
Que Recursos - Identificação do tipo de recursos
- Repositório de conteúdos educativos.
Natureza dos recursos
- Recursos para apoiar os professores.
- Ferramentas de suporte para professores que permitam ser criadas, adaptadas.
- Materiais para formação de professores e outras ferramentas necessárias à prática lectiva.
- Recursos para assegurar a qualidade na educação e das práticas educacionais.
Outros recursos disponíveis
- Publicações.
- Recursos informativos da Internet.
- Programas Inter-Institucionais para desenvolvimento colaborativo.
- ICT (Information and comunication Tcnology): Páginas Web, Serviços da Internet, Vídeo-conferência.
Acesso
- Acesso On-line imediato
- Direitos de autor
Custos
- O Acesso é gratuito mas existirá a obrigatoriedade do desenvolvimento de um projecto para a comunidade educativa.
Sustentabilidade
- Tecnológica (hardware, software, conectividade, standards).
- Organizacional (Competências técnicas, formação dos utilizadores).
- Política (aberta a uma comunidade específica).
Financiamento do modelo
Relativamente ao uso de licenças de softwares
Modelo de Downes (2007) – Partnerships and Exchanges.
- Utilizar uma licença que autorize a modificação para uso próprio.
Configurações necessárias do software
- Os recursos deverão ser guardados em bases de dados.
- Pode ser feito o Download dos mesmos recursos.
Referências:
Downes, S. (2007). Models for Sustainable Open Educational Resources. National Research Council Canada. Interdisciplinary Journal of Knowledge and Learning Objects.
https://ijello.org/Volume3/IJKLOv3p029-044Downes.pdf

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