Pluri/Multi/Inter/Trans - Disciplinaridade
O conceito Interdisciplinar segundo Pombo (2007), manifesta-se em inúmeras situações, desde a cooperação de disciplinas ao seu intercâmbio mútuo e integração de conteúdos. Este conceito resulta de uma grande e longa família de palavras ligadas entre si pelo radical disciplina. A codisciplinaridade, a Interdisciplinaridade, a Interdiscplinaridade, a multidisciplinaridade, a pluridisciplinaridade, a transdisciplinaridade e todos os outros conceitos congeneres têm em comum o facto de designarem diferentes modos de relação e articulação entre disciplinas.
Theorizing Interdisciplinarity:
The Evolution of New Académic and Intellectual Communities
As conversações interdisciplinares estão a tornar-se o centro do movimento académico e do pensamento intelectual. A natureza da interdisciplinaridade tal como é entendida requer daqueles que participam nela um trabalho constante ao longo do tempo, de como fazer na concepção e na metodologia, este trabalho não é convencional. É importante haver mais diálogo, coordenação e cooperação, o fruto intelectual será mais eficaz para uma interdisciplinaridade efectiva, assim como o compromisso dos meios institucionais.
Reunindo pessoas que experimentaram diferentes métodos de aprendizagem em projectos em que estão responsáveis e que acabam por acrescentar uma mais-valia ao que o outro proporciona, aumenta a capacidade de participação interdisciplinar e aumenta o valor acrescido ao conhecimento de cada um.
Estas actividades de reunião proporcionam a capacidade de trazermos para o centro do trabalho académico experiências de como fazer, das quais não fomos ensinados ou treinados a fazer, as reuniões interdisciplinares contrabalançam o convencional, elas revigoram o trabalho disciplinar, mas chamam a atenção para o potencial fruto do trabalho com as novas áreas e para a fraca visibilidade do trabalho disciplinar isolado. Ressalvar também a envolvência do trabalho efectuado na sala de aula no contexto da escola.
Podemos através de reuniões com os colegas de outras áreas, verificar, que são usadas diferentes perspectivas e linguagens para interpretar o mundo.
Desvelando a interdisciplinaridade da ciência da informação: o enfoque dos alunos do PPGCI/UFMG
A interdisciplinaridade surge como reacção à existência de disciplinas isoladas e à divisão do conhecimento em conteúdos estanques. Sabe-se que na antiguidade o conhecimento humano era total, não distinguia tipos de saberes nem hierarquia entre eles, o saber e o conhecimento eram socialmente compartilhados sem que existisse posse de saberes por parte de uns e de outros. É com a organização dos homens em sociedades e a divisão das tarefas entre os vários membros destas sociedades que se começa a pensar na ideia de conhecimentos úteis, conhecimentos diferenciados para situações específicas. Com o desenvolvimento das actividades técnicas faz sentido dizer que cada um sabe, mas ninguém sabe tudo.
No século XX apareceram as primeiras críticas às formações disciplinares, conceito de interdisciplinaridade opõe-se à monodisciplinaridade que é o que acontece quando uma disciplina actua de forma isolada, operando apenas com os seus próprios conceitos, métodos e objectos de estudo.
A ligação pode ser de vários âmbitos, multidisciplinar, quando um objecto é estudado por várias disciplinas, sem haver contacto entre estas. Pluridisciplinaridade quando existe cooperação entre elas.
Na interdisciplinaridade as disciplinas interagem num processo dinâmico, embora não exista uma metodologia, fornecem informações a titulo de disciplinas auxiliares, sendo dependentes das disciplinas mãe.
Na interdisciplinaridade, não existe um deslocamento do referencial teórico destas ciências, na transdisciplinaridade existe um cruzamento de várias disciplinas fora do seu campo num tratamento híbrido. A Interdisciplinaridade pressupõe uma convergência de pontos de vista, a transdisciplinaridade remete para uma fusão unificadora. A interdisciplinaridade efectiva-se na actualização no campo das abstracções, teorias, das metodologias e na promoção desenvolvida no social.