Pedagogia diferenciada
Pedagogia Diferenciada: Das intenções à accção
Diferenciação pedagógica trata-se de práticas educacionais, dispositivos pedagógicos e didácticos como variáveis mutáveis. Organização de percursos diferenciados que respeitam à individualização das trajectórias de formação, relativamente às vivências do aluno e relativamente às suas condições de vida.
A escola exerce uma certa autonomia, há uma variação entre currículo prescrito e currículo real. A escola adopta uma modelo igual para todos, que lhe permite classificar, não importando as competências reais de cada um. É importante reconstruir, negociar objectivos e conteúdos, avaliar a partir dos critérios e de competências utilizáveis, construir e diversificar tarefas e situações de aprendizagem, recolocar e reorientar o aluno, levando em conta, que o diálogo é indispensável para a prática de uma pedagogia diferenciada. A avaliação deve ser formativa, na construção de dispositivos didácticos e de espaços de formação diversificados e flexíveis, eficientes de acompanhamento e de regulação das progressões individuais.